18 de abril de 2018 0

Como conseguir patrocinadores para seu evento

Como conseguir patrocinadores para seu evento

Uma das maiores dificuldades na hora de organizar eventos é conseguir um budget (orçamento) satisfatório para arcar com todos os custos do evento, certo?

Já falamos sobre os passos iniciais para seu evento corporativo, agora vamos ajudar na captação de patrocinadores para que seu evento seja um sucesso!

Defina os participantes do seu evento

O elemento essencial para encontrar patrocinadores é estabelecer com exatidão o público-alvo do evento. Pode parecer uma tarefa simples para organizadores com experiência, mas pode ser um desafio para quem está iniciando no setor ou inicia o trabalho com um novo segmento.

Com os potenciais participantes identificados, você começa o planejamento  pensando em como as empresas que serão apoiadoras podem ser beneficiadas. Isso pode começar com o local. Levar em conta os interesses dos patrocinadores na escolha da locação é uma forma de aproximá-los do seu público, seja através de informação visual, estandes ou distribuição de brindes.

Entre em contato com todos os potenciais patrocinadores

A oportunidade de converter os potenciais patrocinadores em um de fato é única e você deve investir bastante nessa conversa, na forma de abordagem e principalmente cuidar da primeira impressão, afinal é ela que fica!

Identifique seu contato, a empresa que ele trabalha e prepare-se para uma conversa calorosa. Outro ponto importante é o ambiente. Quanto menos distrações, melhor sua conversa será. Saiba exatamente o que e como você vai falar, assim não ficará dando rodeios ou se perderá no assunto.

Depois de saber com quem e como você vai falar, organize o que você irá propor, basta montar script para que nenhuma informação fique perdida. Esse script vem para trazer maior segurança e evitar que perguntas fiquem sem resposta.

Você já sabe tudo o que o seu evento tem para oferecer para o patrocinador? Essa é a pergunta importantíssima quando se pretende captar patrocínio e será a questão-chave para que você consiga ou não os recursos para realizar seu evento. Nesse momento você deve se colocar no lugar do patrocinador e ponderar quais serão os benefícios em aceitar sua proposta.

Defina cotas para os patrocinadores

Definir essas cotas pode ser complicado para a primeira edição de um evento. Não existem muitas regras para isso, vamos dar uma ideia para que possa se guiar.

A perspectiva do custo é uma das maneiras de se apresentar as cotas, tendo em vista que diversos patrocinadores visam o custo como uma maneira de negociar cotas mais baratas. Fazer um levantamento de todos os custos pode ser um bom começo para uma estratégia de captação de recursos.

Vamos usar o valor de 100 mil reais o levantamento de custos para seu evento, podemos aplicar cotas:

  • Cotas menores de 20 mil à 25 mil reais, você precisaria de 4 a 5 cotas para alcançar o custo do evento.
  • Cotas medianas de 40 mil à 50 mil reais, você precisaria de 2 a 3 cotas para alcançar o custo do evento.
  • Cotas maiores de 70 mil à 100 mil reais, você precisaria de 1 ou 2 cotas para alcançar o custo do evento. 70~100% do custo.

Com uma captação de sucesso você teria a venda de 1 cota maior, 2 medianas e 3 menores por exemplo, que já deve ser budget suficiente para ter que pagar os custos sozinho, mas também colaborar para que tudo o que foi planejado saia da melhor forma possível.

Esperamos que com essas dicas você consiga realizar um evento de sucesso! Caso precise de mais dicas ou ajuda nesse processo, a Tech House está aqui para ajudá-los.

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